Nos últimos anos, o conceito de produtividade começou a ser bastante explorado no mundo dos negócios. E, na área de vendas o cenário não poderia ser diferente. Atualmente um dos maiores desafios dos líderes é saber como melhorar a produtividade do seu time de vendas.

Muitas empresas querem aumentar a produtividade dos colaboradores para duplicar ou triplicar as vendas do seu negócio. Embora essa seja uma dificuldade recorrente, a resposta pode estar no desempenho dos colaboradores. Afinal de contas, os resultados financeiros de uma empresa estão diretamente ligados ao desempenho da equipe de vendas.

Como melhorar a produtividade do seu time de vendas com 6 dicas:

1. Tenha um planejamento
O planejamento é essencial e primordial para qualquer tipo de negócio. Se a sua empresa já tem um planejamento pronto, comece fazendo uma revisão dele. Não se esqueça de avaliar se ele está sendo aplicado de forma estratégica.  Verifique se o seu planejamento descreve detalhadamente quais são os procedimentos que a equipe deve adotar no contato com o cliente, e se ele abrange quais são as métricas de monitoramento de produtividade do seu time. Sem essas informações não há como melhorar a produtividade do seu time de vendas. Pois, não é possível identificar quais são os gargalos existentes no processo. Tanto a
criação quanto a revisão do planejamento devem ser focadas em avaliar as ações que estão funcionando ou não, a fim de provocar melhorias.

2. Tenha uma equipe motivada
As pessoas exercem papéis importantes dentro das organizações, e é através delas que as empresas conseguem alcançar o sucesso em vendas. Para ter um time de vendas vencedor, o líder deve desenvolver, da melhor forma possível, as competências individuais e coletivas dos colaboradores.

Esse é um processo que se inicia no recrutamento e seleção das pessoas. A empresa precisa mapear quais são as competências que os novos colaboradores precisam ter para que o objetivo final seja alcançado.
Cada pessoa possui habilidades diferentes. Com o mapeamento das competências, a empresa consegue realizar suas contratações de forma mais assertiva e alocar seus profissionais nas funções corretas.

3. Tenha processos definidos
Não tem como melhorar a produtividade do seu time de vendas se os processos de vendas não estiverem bem definidos. Um processo definido reduz a variação nas formas de atendimento e acaba gerando maior previsibilidade das vendas. Os processos são desenhados para guiar um vendedor desde a estratégia até a execução do trabalho. Dessa forma é possível diminuir os possíveis erros que eventualmente surgirão durante o caminho. Mas, isso não significa que ele deve ser engessado, estático e inflexível.

Como o percurso já está definido, a empresa evita retrabalho por erros repetitivos, otimiza o tempo dos seus colaboradores, padroniza a qualidade das suas entregas e acaba evitando perdas de recursos financeiros.

4. Promova treinamentos para sua equipe
Se você quer ter um melhor desempenho do seu time, então você precisa oferecer treinamentos periódicos. Quando um colaborador não sabe o que fazer ele fica perdido, confuso e isso pode gerar frustração. Treinamentos e capacitações são as melhores formas de manter a sua equipe engajada. Pois, eles possibilitam renovar ou adquirir novas habilidades. Além de apresentar novas ferramentas, softwares e processos que podem contribuir na realização das tarefas do dia a dia.

5. Ofereça as ferramentas adequadas
Não tem como melhorar a produtividade do seu time de vendas se ele não possui a infraestrutura necessária para a realização das atividades. Oferecer as ferramentas corretas, e os recursos tecnológicos necessários podem ajudar a otimizar o desempenho da sua equipe de vendas. A utilização de um sistema de CRM, por exemplo, pode auxiliar na organização do fluxo de trabalho, na automatização dos processos, e até mesmo na comercialização dos produtos da sua empresa.

Um CRM também possibilita aumentar a fidelidade do seu cliente, pois o time de vendas consegue acessar os históricos contínuos, e com esses dados definir planos de ações mais assertivos. A ferramenta também melhora consideravelmente a comunicação entre a equipe comercial.

6. Monitore os resultados
Não há como melhorar a produtividade do seu time de vendas se você não estiver monitorando o desempenho deles. Esse acompanhamento contínuo dos resultados é importantíssimo para validar se as estratégias adotadas estão funcionando ou não. O monitoramento e o acompanhamento das métricas ajudam o gestor a ter o controle da produtividade individual e coletiva dos vendedores. Dessa forma fica mais fácil identificar onde estão os gargalos para reorganizar a estratégia e entregar os melhores
resultados.

Mesmo que os números da sua empresa sejam positivos, o gestor não deve parar de monitorar. O acompanhamento da equipe através de reuniões semanais também podem ajudar a garantir resultados cada vez melhores. Não tem como melhorar a produtividade do seu time de vendas sem esforço e dedicação. Por isso, é importante avaliar continuamente todas as atividades envolvidas na gestão de vendas. Dessa forma você conseguirá ajudar o seu time para que ele fique cada vez melhor.