A automação comercial não é mais algo do futuro — já está presente em diversas empresas e tem transformado o mundo corporativo. Basicamente, ela é usada para automatizar a execução de ações repetitivas, para que não seja necessária a interação humana, e integra duas ou mais ferramentas distintas.

Quer um exemplo? Quando o seu cartão de crédito é utilizado você recebe um SMS alertando sobre o processo, certo? É sempre um texto genérico e automático, ou seja, a mesma mensagem é enviada para outros clientes.

O que acontece é uma integração entre a sua instituição bancária e o serviço de mensagens do seu celular, e tudo isso é feito automaticamente, sem que um operador precise interferir.

A automação de vendas funciona de maneira muito parecida. Seja integrando os serviços de faturamento e emissor de Notas ou os softwares de gestão de vendas com um e-mail de agradecimento para o cliente.

Bom, os benefícios de uma automação comercial são tantos que não cabem em uma simples introdução. Por isso, no decorrer deste post você conhecerá algumas das possibilidades e as principais vantagens de contar com softwares de automação na sua empresa. Aproveite o conteúdo!

Tenha leads mais nutridos e qualificados

Com a automação da força de vendas, é possível contar com leads recebendo o conteúdo de marketing no momento mais propício da jornada. Isso porque uma boa ferramenta permite a criação de um processo de pontuação de leads, que é ativado toda vez que um prospect percorre uma etapa do funil.

Ao abrir um e-mail marketing, por exemplo, o lead percorre uma etapa do workflow de forma automática. Isso significa que, em alguns dias, ele receberá um novo material para continuar percorrendo o funil.

Além disso, você pode configurar uma pontuação para cada ação executada. Assim, ao atingir um número específico de pontos, a equipe de vendas saberá que o lead já recebeu toda a informação necessária e está pronto para receber uma proposta, visita ou contato telefônico.

E como a nutrição é feita de forma automática, existe a garantia de que nenhum material rico passará batido pelo futuro cliente. Dessa forma, o seu tempo será gasto apenas no gerenciamento de todo o processo, avaliando o comportamento e as necessidades do lead no decorrer do ciclo.

Utilize a automação comercial para aumentar as vendas

Com todas as informações de comportamento coletadas por plataformas de automação, fica muito mais fácil avaliar qual é o melhor momento para oferecer uma proposta de vendas. Isso garante que não haverá propostas sendo efetuadas cedo ou tarde demais, e aumenta as chances de fechar negócio.

Além disso, uma boa plataforma de automação exibe os clientes com maior número de compras nos últimos meses, e o ticket médio de cada um. Com a periodicidade estabelecida, é muito mais fácil descobrir quando ele precisará efetuar uma nova compra e, então, se antecipar e oferecer o que ele precisa de forma proativa.

Também é possível utilizar os relatórios gerados pelas ferramentas de automação para analisar visitas no site, engajamento em campanhas e interação, para investir em estratégias de cross selling e up selling.

Em outras palavras, utilize esses dados para oferecer maior quantidade de um material ou produtos complementares no ato da compra, aumentando ainda mais o ticket médio.

Integre as suas equipes e maximize resultados

Já imaginou ter as suas equipes de marketing, vendas e customer success trabalhando juntas? Suas estratégias de aquisição, qualificação e retenção certamente se tornarão muito mais eficientes.

Isso é possível por meio de integração entre ferramentas de CRM e automação comercial. Assim, ambas as equipes terão uma visão mais abrangente do processo, já que contarão com ricas informações trocadas entre si.

Além disso, todas as necessidades dos clientes durante e após a compra serão canalizadas pela empresa, transformadas em soluções para melhorar, inclusive, o relacionamento com os consumidores, aumentando a sua taxa de retenção.

Eleve o desempenho do seu time comercial

Nenhum gerente de vendas gosta de ficar debruçado em frente ao computador preenchendo papeladas, contratos e outros documentos burocráticos, não é verdade?

Pois uma força de vendas automatizada é capaz de ter suas propostas enviadas automaticamente para clientes que atingirem uma determinada etapa no funil, garantindo que nenhuma oportunidade atrase por esquecimento de um vendedor. Enquanto isso, ele pode se dedicar às funções mais estratégicas, como prospecção e negociações de valor.

Aliás, a integração entre um software de automação e ferramentas de mensagens garante ainda que os leads serão respondidos mais rapidamente.

Percebe como diversas tarefas que exigem prazos e a atenção da equipe de vendas podem ser feitas automaticamente por ferramentas integradas? Isso, certamente, refletirá no alcance das metas ao final do trimestre.

Tenha total controle sobre a parte financeira

A automação comercial também permite que os líderes de uma empresa tenham acesso aos relatórios de vendas e financeiros rapidamente.

Assim, todo o gerenciamento pode ser feito com eficiência, já que o controle de vendas, recebimentos e faturamentos é realizado de forma integrada. Sem contar que a parte financeira é o pilar que sustenta todos os outros setores, certo?

Então, nada é melhor do que ter total controle sobre tudo que entra ou sai da empresa. Por exemplo, sempre que uma venda for efetuada, o lançamento do valor no fluxo de caixa e a emissão de notas fiscais serão executados sem a necessidade de intervenção humana.

Lembre-se apenas de que nem todas as aprovações e tarefas financeiras devem ser automatizadas. Descontos, por exemplo, precisam ser avaliados de forma individual, para que, no final do período de vendas, não haja prejuízo na margem de lucro.

Em resumo, o principal intuito da automação comercial é colocar os funcionários de uma empresa em contato com o estratégico, ao invés do operacional. A tecnologia tem avançado e, com isso, as empresas precisam se atualizar, ou serão superadas pela concorrência.

Então, acredita que uma solução de automação comercial pode ajudar a sua empresa a alcançar os resultados desejados? Então entre em contato com um de nossos especialistas e eleve a potência da sua força de vendas!