Business Intelligence e CRM são ferramentas importantes para crescer o faturamento de um negócio. E a verdade é que aumentar as vendas está entre os objetivos principais da maioria das empresas!

Agora pare para pensar: de todas as estratégias que você já aplicou, quantas delas eram voltadas para essa meta? Essa é uma questão de sobrevivência no mercado, muito mais que apenas o aumento do lucro e dos salários da equipe. Mas para que isso aconteça, é importante aplicar metodologias comprovadamente eficientes.

Garantir que o seu esforço seja colocado no lugar certo, também pode aferir a eficácia do seu negócio. Nesse sentido, o Business Intelligence e CRM são caminhos certeiros para qualquer empresa que deseja aumentar as vendas.

Você já ouviu falar nesses dois assuntos? Então, leia esse texto até o final e comece agora mesmo a aplicar essas táticas eficientes!

O que é Business Intelligence e CRM?

Antes de mais nada, é importante entender o que exatamente são essas metodologias. De forma simplista, o Business Intelligence é a coleta e interpretação de um volume grande de dados. Ou seja, é a organização, análise, compartilhamento e monitoramento de todas as informações essenciais para a gestão de um negócio.

Já o CRM (Customer Relationship Managementcompreende um conjunto de ferramentas que ajuda a empresa a manter uma gestão de relacionamento com os clientes, indo além do atendimento ao consumidor. É, na realidade, uma mudança no comportamento de toda a empresa para que ela seja voltada à construção do relacionamento com seu público.

Podem ser considerados diferenciais competitivos?

O uso de Business Intelligence e CRM não só pode ser considerado, como é um diferencial competitivo em uma empresa! Isso porque todo o relacionamento com os clientes passa a ser orientado para o aumento de vendas. Mas não se confunda: essas não são abordagens de insistência, e sim de construção de um conhecimento aprofundado sobre comportamentos, dores e necessidades dos consumidores em potencial.

Na prática, a construção do conhecimento sobre o seu público se transforma em campanhas mais eficazes. Isso porque quando sabemos a forma exata de abordar as pessoas, o contato passa a ter maior profundidade. Consequentemente, a taxa de respostas positivas passa a ser mais alta que apenas a abordagem insistente e rasa.

Como usar as necessidades dos clientes ao seu favor?

A resposta para essa pergunta está no uso combinado das táticas de Business Intelligence e CRM. Ou seja, no entendimento aprofundado das necessidades dos seus clientes e posterior aplicação em campanhas e formas diferenciadas de abordagem.

Para tanto, é necessário um trabalho aprofundado de monitoramento, coleta e análise de dados. Ou seja, é importante entender como funciona a relação entre a sua marca — posicionamento, produtos e serviços — e os consumidores.

Com todas essas informações em mãos, chega o momento de definir campanhas para que os clientes em potencial entendam que suas dores serão solucionadas a partir da contratação da sua empresa.

Como os colaboradores da empresa podem trabalhar melhor?

De nada adianta fazer um trabalho de Business Intelligence e CRM se todas as informações ficarem na mão do presidente e diretores da empresa. É importante que toda a equipe seja treinada e tenha capacidade para aplicar essas estratégias na prática.

Por exemplo, sabendo que o problema do consumidor é a falta de espaço em seu apartamento atual, o vendedor já pode preparar um discurso de vendas mais eficaz. Dessa forma, quando o assunto surgir, ele estará mais bem preparado para argumentar com os clientes e atingir o ponto exato para convencê-lo na tomada de decisão.

Toda empresa pode se beneficiar dessas estratégias?

As estratégias de Business Intelligence e CRM podem ser aplicadas em empresas de todos os portes. Isso porque todas elas funcionam com um único propósito: conquistar e fidelizar novos clientes. Dessa forma, coletar dados pessoais, histórico e preferência de compra, por exemplo, faz diferença em qualquer negócio.

Para explicar melhor como isso funciona, vamos fazer um exercício: sabe aquela vendinha do interior, na qual o dono conhece todos os clientes pelo nome e estabelece uma relação de confiança com eles? Pois bem, é disso que estamos falando! Esse senhor, certamente, tem uma taxa de conversão alta. O segredo é criar formas de escalonar, e manter registrado, o que acontece dentro do cérebro do dono da vendinha.

Como essas estratégias contribuem para a fidelização de clientes?

É sabido que conquistar um novo consumidor custa de 5 a 7 vezes mais que manter uma carteira de clientes fidelizada. Por isso, é muito importante trabalhar para que a maioria das suas vendas venha de pessoas que já estão convencidas sobre a relevância da sua marca.

Com o uso constante do Business Intelligence e CRM, você terá sempre à mão ferramentas para a fidelização do cliente. Ou seja, formas de antecipar suas necessidades e entregar exatamente aquilo que eles procuram. Na prática, é o relacionamento com o público consumidor que será traduzido em ofertas personalizadas, com mais chances de terem sucesso.

Como essas ferramentas ajudam a criar novos negócios?

Toda informação é válida na hora de criar uma campanha de vendas. Isto é, tudo o que você puder compreender sobre o seu público consumidor será importante na hora de abordá-lo. Isso porque você terá a capacidade de traçar pontos comuns entre os diferentes perfis de clientes.

Por exemplo, se você vende produtos para construtoras, sabe que cada planta é diferente entre si, e que algumas delas possuem problemas em relação ao prazo de entrega devido a alguns contratempos. Com isso em mente, sua empresa pode trabalhar para reduzir prazos e contribuir para a solução do problema do cliente. Na prática, esse se torna um diferencial da sua marca, que não apenas fidelizará os consumidores atuais, como atrairá novos para o seu negócio.

Portanto, aplicar as estratégias de Business Intelligence e CRM faz uma diferença enorme em todo negócio, criando um diferencial competitivo e dando ferramentas para que os colaboradores da empresa trabalhem para garantir melhores resultados.

Na prática, isso se traduz em um aumento expressivo nas vendas. Se você se interessa por esse tipo de abordagem, então entre em contato conosco para saber como os nossos serviços podem ajudá-lo!