Em uma sociedade fortemente marcada pela digitalização de processos e pelas constantes evoluções tecnológicas, é comum que a cada dia surjam novos termos.

Nesse contexto, muitos empreendedores ainda não sabem o que é Business Intelligence (BI) e qual sua função no meio corporativo.

Inteligência de negócios é um conceito amplo que engloba diversas técnicas para aperfeiçoar as atividades cotidianas das empresas, seja qual for o seu porte ou segmento de atuação.

No caso do mercado de construção civil, a BI é capaz de proporcionar uma série de benefícios à gestão dos processos.

Por isso, neste post, mostramos o que é BI, quais são suas principais funções e como esse conceito pode garantir segurança e assertividade desde o canteiro de obras até o departamento administrativo.

Continue a leitura para saber mais!

O que é Business Intelligence?

BI é o processo de coletar informações, organizá-las, analisá-las, compartilhá-las e monitorá-las, de forma a proporcionar suporte à gestão dos negócios.

Em palavras simplificadas, é o conjunto de técnicas, tecnologias e metodologias que, quando unidas, são capazes de transformar uma volumosa quantidade de dados brutos em informação relevante para otimizar as tomadas de decisão estratégicas.

Ou seja, a BI garimpa dados brutos e os traduz em gráficos e relatórios simplificados para que os gestores saibam como utilizá-los. A ideia é garantir benefícios competitivos para o empreendimento.

Com base nessas informações, podem-se identificar, por exemplo, novas oportunidades de mercado e tendências de consumo, bem como projetar cenários futuros.

Isso torna as tomadas de decisão mais precisas e minuciosas, já que usa os mais promissores alicerces do meio corporativo: dados e fatos.

Por que uma empresa de construção civil deve investir em BI?

A capacidade de armazenar e tratar grandes volumes de dados, aliada à alta tecnologia, faz da BI uma ótima solução para empreendimentos do mercado de construção civil. Isso porque ela agiliza os processos sem comprometer a integridade das informações.

Confira a seguir os principais benefícios que a BI oferece ao segmento da construção civil.

Permite um planejamento mais efetivo

Por esse ser um mercado altamente competitivo, as tomadas de decisão com base em intuição são uma prática pouco aconselhável para os gestores. A inteligência de negócios ajuda a garantir inovação ao gerenciamento da empresa.

Dessa forma, o planejamento pode ser feito com base em dados sólidos retirados de pesquisas e análises estatísticas, que sempre consideram inúmeras variáveis.

Proporciona um embasamento mais acertado para as tomadas de decisão

O que é BI se não uma tecnologia que utiliza algoritmos e matemática para combinar dados e fazer análises que permitam relacionar causa e efeito?

Isso quer dizer que ela é altamente indicada para que os gestores tenham indicativos confiáveis para as tomadas de decisão.

Ela é capaz de operar com autonomia e fazer análises de dados internos e externos, como informações socioeconômicas do cenário atual e comportamentais a respeito do consumidor e da concorrência.

Com isso, fica mais fácil projetar um amplo e completo panorama diante da perspectiva do gestor.

Ou seja, ela pode embasar suas decisões de forma lógica e responsável a partir de dados reais e estatísticos sobre o segmento de construção civil, o que torna o processo muito mais seguro.

Ajuda os gestores a conhecerem melhor os processos internos da empresa

Conhecer os processos internos da empresa, apesar de parecer óbvio, é uma tarefa que muitos gestores têm dificuldade para realizar com precisão.

Do operacional (o canteiro de obras) ao estratégico (o administrativo), o fato é que é imprescindível conhecer e dominar os processos cotidianos da empresa.

Afinal, é isso que torna possível ter noção de como funciona cada etapa e revisá-la, caso necessário. Dessa forma, é possível eliminar processos que não trazem bons resultados e melhorar mesmo aqueles que funcionam bem.

Além disso, é possível prever falhas potenciais como erros de fabricação, sobreposição de ações e outras. Somente com uma visão completa dos processos internos da empresa de construção civil o gestor terá subsídios para tornar o negócio mais competitivo e garantir a satisfação dos clientes.

Auxilia o controle financeiro

A rentabilidade de qualquer empreendimento está, em grande parte, associada à capacidade de gerenciamento financeiro de seus gestores. Afinal, há um universo implícito quando se fala em cortar despesas e aumentar lucros.

Nesse contexto, ao visualizar todos os processos internos e todas as atividades da empresa de maneira unificada. Em apenas um sistema ou plataforma, a perspectiva sobre os custos, as despesas, as receitas e todo tipo de dados contábeis se torna muito mais simples e objetiva.

Assim, o responsável pelo setor financeiro pode, por exemplo, integrar as informações do estoque de materiais de construção com as despesas, o fluxo de caixa, as receitas e todo o planejamento de investimentos, bem como as mudanças patrimoniais.

Com base em uma visão completa sobre a saúde financeira da construtora, é possível ter melhores condições de gerenciar os recursos de maneira efetiva e segura. E isso reduz o índice de desperdícios.

Padroniza informações e oferece relatórios precisos

Uma das grandes vantagens de aplicar BI no setor de construção civil é o fato de que essa metodologia não apenas coleta uma grande base de dados, mas permite que os gestores saibam exatamente o que fazer com eles.

Isso quer dizer que a BI dá acesso a gráficos e relatórios precisos sobre o mercado em que a companhia está inserida. Com isso, traz padronização, avaliações e análises baseadas em fatos sempre com uma linguagem simples, acessível e intuitiva, para que o fluxo de decisões dos processos se torne mais eficiente.

Em resumo, para manter um alto índice de competitividade em um segmento tão acirrado como a construção civil, ter acesso a tecnologias de ponta como sistemas de análise de dados não é mais dispensável, mas sim uma decisão que pode causar impactos altamente positivos ao negócio.

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence, quer aprender mais sobre como seus conceitos podem ajudá-lo? Ainda tem dúvidas sobre o que é essa metodologia?

Então, entre em contato com a gente para entender melhor como podemos ajudá-lo!