Sabia que, quanto mais demorado for o ciclo de vendas, maiores serão as chances de não dar certo? Seja por interceptação de concorrentes ou mudanças de planos por parte do cliente.

Para evitar que isso aconteça, é preciso reduzir o tempo de negociação entre a empresa e o prospect. Uma boa estratégia é estruturar o processo de vendas e manter um ciclo bem definido.

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas que podem ajudar a reduzir o ciclo de vendas da sua empresa. Confira!

1. Conheça as dores da sua persona

É fundamental que a sua empresa tenha uma persona bem definida. Ao conhecer suas dores e dificuldades, será muito mais fácil para você descobrir como ajudá-la da melhor maneira possível. Realizar entrevistas e pesquisas é uma boa forma de identificar os fatores em comum entre todos os seus clientes.

2. Invista na educação dos leads

Utilize toda a informação coletada no tópico anterior para aperfeiçoar seu marketing de conteúdo. Crie blog posts, e-books, eventos e tudo mais que possa tirar as principais dúvidas sobre o seu negócio. Em outras palavras, ajude o prospect a descobrir se realmente precisa do seu produto ou serviço. Isso evitará a perda de tempo com negociações que não terão sucesso.

3. Aposte na inteligência comercial

Empresas que contam com profissionais de inteligência comercial conseguem investigar seus possíveis prospects de maneira mais aprofundada, obtendo dados em listas de empresas de análise, como o Serasa Experian, ou em redes sociais, como o LinkedIn.

Ao transferir informações como porte, nomes de diretores e cenário econômico da empresa para o vendedor, o profissional de inteligência comercial ajuda a equipe de vendas a elaborar propostas mais incisivas na hora do contato com o cliente.

4. Tenha um sistema de qualificação de leads

Existem diversos métodos de avaliação para descobrir a compatibilidade de um lead. E independentemente de qual seja esse método, é importante estabelecer pontuações para as características de acordo com o critério de importância. Exemplo:

  • Há Budget?
  • Qual é a necessidade?
  • O lead tem poder de decisão?
  • Precisa de muito tempo para decidir?

Ao final do processo, some os pontos que elencou para cada questão e veja se os possíveis clientes são frios, mornos ou quentes. A partir disso, você pode priorizar aqueles com maior chance de negócio, reduzindo o tempo do ciclo de vendas.

5. Aborde pessoas com poder de decisão

Instrua seu time de vendas a prospectar com as pessoas certas na empresa cliente. Negociar com um analista pode ser ineficiente, já que talvez seja o gerente ou diretor quem decidirá pela compra dos seus produtos ou serviços.

Designar alguém que não possui um conhecimento aprofundado sobre a sua solução para convencer a liderança da empresa pode prejudicar a negociação. Por isso, o ideal é que o time comercial busque o quanto antes informações sobre os tomadores de decisão e tente contatá-los.

Seguindo todas essas dicas, certamente sua empresa levará menos tempo para fechar um negócio. Manter o processo de vendas bem estruturado será a chave para você obter resultados mais satisfatórios.

Você conhece outras dicas para diminuir o ciclo de vendas de forma efetiva? Deixe um comentário explicando quais são as estratégias adotadas pela sua equipe comercial.