Sabe aquelas ligações chatíssimas que seus funcionários faziam para pessoas aleatórias e que não geravam o resultado esperado? Esqueça-as. Agora, o que tem se mostrado muito mais eficaz é a Cold Calling 2.0. A técnica consiste em prospectar consumidores potenciais para otimizar o processo de vendas da sua empresa e conquistar clientes fixos no longo prazo.

Na prática, o método fala de disparos de e-mails personalizados para atrair cada tipo de consumidor. É a forma mais eficiente e inovadora de abordar os prospects sem um primeiro contato.

Não está entendendo direito? Calma, a gente explica e, mais do que isso, mostra como você pode começar a implementar a Cold Calling 2.0 na sua empresa. Não está acreditando? Confira abaixo!

O que a Cold Calling 2.0 tem de tão especial?

As abordagens tradicionais têm uma péssima reputação no mercado. Ligações aleatórias sempre foram vistas como abordagens invasivas e incômodas.

A Cold Calling 2.0, entretanto, faz o consumidor se sentir realmente compreendido e capaz de ter alguma das suas necessidades atendidas pelo seu negócio.

No modelo 1.0, ligava-se para empresas e pessoas sem critérios específicos. O resultado disso eram vendas de baixo potencial e desperdício de tempo, pessoal e dinheiro.

A revolução aconteceu a partir do momento em as empresas começaram a identificar seus públicos-alvos, trabalhando melhor nas formas de atraí-los.

A Cold Calling 2.0 também atende a um script de vendas flexível e personalizado, que transforma a venda em uma abordagem natural e que parece, na realidade, uma conversa agradável.

O que deve ter uma boa Cold Calling 2.0?

Claro que cada empresa deve adaptar a técnica à sua realidade. Entretanto, alguns aspectos devem constar em seus scripts de vendas. São eles:

  • o cliente deve ser chamado pelo nome;
  • você deve sempre pedir permissão para continuar a abordagem;
  • os próximos passos da venda devem estar claros e planejados;
  • perguntas precisam ser feitas para entender o que o cliente precisa;
  • é essencial despertar a curiosidade do prospect.

Como implementar a estratégia?

Trace o perfil do seu cliente

Esse é o passo mais importante de uma Cold Calling 2.0 eficiente. Você precisa saber para quem quer vender.

Faça uma análise de suas melhores vendas e veja o que os clientes têm em comum. Você pode separar as organizações que eles representam por setor, porte, situação financeira, modelos de vendas etc.

Depois disso, crie as personas ideais para seus contatos, com necessidades e desafios bastante claros para que você desenvolva a melhor técnica para cada cliente.

Crie listas de contatos

Com seu público definido, é hora de criar suas listas para que o time de vendas entenda qual o tipo de negócio ideal para cada uma delas e qual a melhor abordagem para ser utilizada.

Existem diversas ferramentas que segmentam os contatos de acordo com as variáveis selecionadas por você.

Crie campanhas de disparo de e-mails

Como a Cold Calling 2.0 consiste, basicamente, em disparos personalizados de e-mails, a ligação telefônica deve ficar para um segundo contato. É hora de você incrementar seus e-mails para que eles sejam realmente eficientes.

Crie mensagens simples e descontraídas e não utilize um layout muito elaborado. Lembre-se de que você precisa criar uma atmosfera íntima e amistosa.

Concretize a venda

Agora que seu cliente respondeu o e-mail, é hora de você telefonar, concretizar a venda e fechar um bom negócio. É aí que todo seu poder de persuasão em vendas é colocado à prova. Mostre ao prospect porque seu produto ou serviço é o ideal para que ele tenha seu problema solucionado.

Nesse momento, é importantíssimo criar uma relação de confiança. Não se esqueça de se munir de ferramentas que organizem suas vendas, para que você consiga visualizar e analisar os resultados da empresa.

Seguindo essas etapas você consegue adotar a cultura da Cold Calling 2.0 na sua empresa, adotando uma abordagem menos invasiva e muito mais eficiente para as vendas da sua empresa.

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