Que o CRM (Customer Relationship Management) é indispensável para os resultados da equipe de vendas, disso nós já sabemos. Afinal, o uso da tecnologia para facilitar os processos internos apenas cresce ano após ano nas organizações. A pergunta que resta é a seguinte: como analisar e escolher um CRM para a sua empresa?

No post de hoje, vamos mostrar algumas dicas importantes para que você consiga escolher a melhor opção de CRM para o seu negócio. Verificando esses pontos, você garante um sistema que atenda todas as suas necessidades e traga ainda mais resultados para a empresa. Vamos conferir?

Como analisar e escolher um CRM?

A pergunta parece simples, mas não é. Afinal, é verdade que o uso de soluções tecnológicas está crescendo. De acordo com a Gartner, os investimentos nessa área devem crescer 4,5% em 2018. No entanto, ao mesmo tempo temos um novo conceito que está abalando o mercado: a inovação disruptiva.

Basicamente, a ideia é que estão surgindo novas soluções que estão revolucionando o mercado de tal forma, que as tecnologias anteriores se tornam obsoletas. No caso do CRM, é preciso escolher uma ferramenta que segue essa linha de raciocínio. Uma solução capaz de processar dados rapidamente e possibilitar uma integração real entre os objetivos da empresa e seus colaboradores, convergendo todos os esforços para uma organização, que prática e aplica a gestão do conhecimento, tornando a interação com o mercado cada vez mais relacional e menos transacional.

Procure um CRM personalizável

Nenhuma empresa é igual a outra, mesmo atuando no mesmo ramo de atividade. É por esse motivo que é indispensável contarmos com alguma solução que seja personalizável, contemplando o máximo possível as necessidades reais do negócio. Assim, você evita a contratar um sistema engessado, que dificilmente trará o retorno que procura.

É muito interessante verificar se a empresa que pretende contratar já possui experiência no segmento de atuação da sua empresa, por exemplo. Construção civil? Comércio de bens ou serviços? Independentemente do ramo do seu negócio, é preciso que o CRM pretendido “fale a língua do seu negócio”. Reúna mecanismos que possam auxiliar no dia-dia da relação com o mercado alvo.

Já existem várias opções de CRM no mercado, mas na sua maioria entregam uma solução genérica e pronta para atender a qualquer segmento. As exceções ficam ponta das ferramentas baseadas em inovações disrupitivas. Um exemplo dessas é o Sistema de Inteligência de Mercado Obras Online, solução verticalizada, voltada para o Marketplace de fornecedores de produtos e serviços da construção civil.

Uma plataforma ágil, inteligente, segura e customizável, que fala a linguagem dos players do setor. Na sua forma mais simples, propõe cortar caminhos e queimar etapas no campo da prospecção, através da Integração de um banco de informações das fases e etapas de projetos obras em andamento, com uma solução de CRM para gestão e automação da força de vendas.

Por tudo que oferece, o Sistema Obras Online traz no seu DNA a integridade do conceito de Inovação disruptiva. Conforme o criador Clayton M. Christensen, de Harvard –  trata-se do fenômeno pelo qual uma inovação transforma um mercado ou setor existente através da introdução de simplicidade, conveniência e acessibilidade em empresas onde a complicação e o alto custo são o status quo. Quando um nicho de mercado já está defasado (ou se mantém numa constante, sem crescimento ou sem novidades) e parece desinteressante ou irrelevante, é surpreendido por um novo produto ou ideia, que redefine completamente a indústria. E nesse contexto, acontece uma inovação disruptiva.

Contrate um CRM inteligente

Quando pensam no CRM, muitos gestores ainda associam a solução ao banco de dados da organização. É claro que esse é um dos pontos fundamentais desse tipo de tecnologia, que permite mais resultados na empresa, conforme já vimos. No entanto, não é apenas esse tipo de serviço disponível no mercado.

Voltando ao CRM disruptivo, a nova tendência é a inteligência 360º. Esse é um grande avanço presente no Sistema Obras Online, por exemplo, pois incorpora em um único sistema os conceitos de CRM, de banco de dados e a geração de leads comerciais. Com isso, você garante uma equipe de vendas muito mais próspera.

O gestor conta com um serviço completo, que tem como objetivo tanto a gestão de dados relevantes sobre os clientes, como ações mais práticas, que envolvem a geração de leads que serão nutridos pelo negócio.

Realize um teste na ferramenta

No Obras Online, você tem a oportunidade de testar para avaliar  a consistência e a veracidade da informação por um período de até 7 dias. Assim, aumenta as chances de verificar se o conteúdo informacional disponibilizado no sistema é o melhor para o dia a dia da empresa. Caso positivo, o segundo passo é avaliar a melhor opção em termos de ferramental de CRM, através de contato com um dos consultores da empresa, que estará apto a indicar, mediante diagnostico prévio, a melhor opção para o seu negócio.

Confira o suporte técnico da empresa

Para fechar nossas dicas, é importante, ainda, que você confira o suporte técnico do CRM que pretende contratar. Esse apoio precisa acontecer em todos os momentos, desde a implementação do sistema até o acompanhamento da rotina da empresa.

No caso da implementação, é fundamental contar com a equipe da empresa que prestará o serviço não só para a instalação do sistema, mas também para que os colaboradores tenham a oportunidade de ouvir de perto quais são as aplicações do CRM no negócio.

Além disso, é preciso garantir que essa equipe fique disponível para solucionar quaisquer problemas técnicos que possam ocorrer durante as suas operações. Afinal, o sistema deve vir para somar e em hipótese alguma pode prejudicar o desenvolvimento das tarefas rotineiras do negócio.

Em resumo, o processo de escolha de um CRM envolve alguns cuidados específicos por parte do gestor para garantir o serviço mais apropriado para o seu tipo de negócio. De uma forma ou de outra, o mais importante é ter a consciência de que esse tipo de solução é indispensável para a melhoria do resultado das vendas.

Além disso, você também deve considerar a questão da inovação disruptiva, conforme vimos anteriormente. É muito importante contar com sistemas que realmente apresentem novidades, principalmente na área de gestão de dados, no próprio gerenciamento de clientes e na geração de leads. Esse é o segredo para garantir o retorno sobre o seu investimento.

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