Infelizmente, o treinamento para vendedores ainda é ignorado em muitas empresas. Isso, porque alguns gestores supervalorizam vendedores com experiência no mercado e acreditam que ao contratar um profissional com este perfil, não precisam “perder tempo” apresentando a cultura e metodologia de vendas da empresa.

Se você também acredita nisso, prepare-se para ter suas convicções abaladas. Apresentaremos a você os motivos que fazem os treinamentos serem vitais para o sucesso de qualquer departamento comercial. Preparado?

Um bom treinamento é capaz de entrosar sua equipe comercial

Times comerciais que participam de treinamentos tendem a funcionar como uma engrenagem, se dispõem a evoluir juntos e, como consequência, estão alinhados. Isso significa que possuem um amplo conhecimento sobre o produto ou serviço que oferecem, buscando estratégias e soluções para alcançar as metas de vendas.

Além disso, equipes treinadas têm mais facilidade para entender e suprir as necessidades de clientes, conseguindo estabelecer empatia e confiança na relação comercial. Desta forma, mostram que entregarão soluções satisfatórias e não apenas apenas um produto ou serviço.

A capacitação profissional evita erros amadores

Dificilmente alguém compra produtos de vendedores que não estão seguros do que falam, não é mesmo? Por outro lado, a firmeza na hora de lidar com o consumidor é reflexo de muito esforço por parte do vendedor para adquirir habilidades de persuasão e negociação. Além do mais, empresas que investem no treinamento para vendedores evita profissionais que:

  • apostam em tentativas e erros para atingir resultados;
  • apresentam o produto de maneira diferente de seus pares;
  • não absorvem as expectativas da gerência quanto aos resultados desejados.

Já a falta de investimento faz com que os profissionais se sintam desmotivados e acomodados. Os treinamentos funcionam como um incentivo, uma aposta da empresa nos funcionários, demonstrando acreditar no potencial do indivíduo. E falando em treinamentos…

Existem diversos tipos de treinamento para vendedores

Depois de entender a importância de investir na preparação do seu time comercial, é hora de analisar as possibilidades, afinal, muitas habilidades precisam ser trabalhadas e para isso há inúmeros cursos, palestras e workshops disponíveis.

Os treinamentos de produtos certamente são os mais comuns. Como citamos anteriormente, eles são os responsáveis por colocar toda a equipe comercial no mesmo patamar estratégico sobre o serviço ou produto oferecido.

Já as técnicas comerciais têm o objetivo de aprimorar a oratória, as técnicas de persuasão e a resiliência (a habilidade de lidar com contratempos estratégicos e emocionais durante uma negociação).

Por fim, existem também os workshops. São a melhor forma de uma empresa demonstrar que acredita em seus funcionários. Ao serem levados para uma palestra de algum expert da área, os vendedores percebem que estão sendo guiados para o sucesso e correspondem com motivação e proatividade na busca pelos resultados.

No fim das contas, é melhor aplicar cursos para os profissionais do que deixar que eles aprendam por meio de testes com os clientes no dia a dia, o que talvez impacte drasticamente nos resultados, não é mesmo?

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