Nos dias de hoje, empresas de todos os setores precisam investir em Marketing Digital e de Conteúdo. Isso porque, a relação entre elas e os consumidores mudou e, para sobreviver no mercado, é preciso acompanhar as transformações.

As pessoas e empresas, a muito tempo, não compram coisas, e sim o que as coisas podem fazer por elas. Serviços ao invés de produtos.

É como dizer que contratam soluções para seus problemas. Para adequar a nova forma de venda à realidade dos dias atuais, é necessário estar atento ao funil de vendas — que é a jornada do público-alvo desde o primeiro contato com seu produto ou serviço, até a finalização da compra.

É uma forma bastante eficiente de visualizar seu negócio e traçar estratégias para que o cliente seja acompanhado do início ao fim. Essa análise também torna possível que você converta os leads em consumidores reais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como implementar o funil de vendas na sua empresa. Acompanhe!

O que é o funil de vendas?

Basicamente, o funil de vendas é o acompanhamento das necessidades do seu público-alvo em cada etapa: desde o momento em que ele demonstra interesse no produto até quando ele decide, finalmente, fechar negócio. Essa trajetória é feita de etapas. Veja abaixo:

Topo do funil

O topo do funil é o início de tudo. É quando a empresa tem o maior número de visitantes e pessoas que chegam ao site por motivos variados, sem terem, necessariamente, a intenção de adquirir o produto ou serviço.

Nesse estágio, é preciso investir em tráfego. O objetivo principal da empresa deve ser despertar o interesse dos visitantes e atraí-los para a próxima etapa do funil.

Meio do funil

Nesse estágio o seu visitante já é considerado um lead, mas ainda não decidiu pela aquisição do seu produto ou serviço.

O trabalho deve ser concentrado em convertê-lo e convencê-lo de que seu produto ou serviço vão suprir alguma de suas necessidades.

Você deve, portanto, informá-lo sobre a qualidade dos seus serviços, sua reputação e as vantagens em adquirir o que oferece. Nesse caso, seja mais detalhista e aprofunde o conteúdo das informações.

Fundo do funil

Agora que você já tem um lead qualificado, resta saber se ele será convertido em cliente.

É hora de você incentivar o visitante a optar por seus serviços e fazê-lo entender que ele terá um problema resolvido por você. Informe-o, fale mais a respeito do que você pode oferecer e transforme o interessado em um consumidor.

Como implementar o funil de vendas?

Você já entendeu que acompanhar a trajetória de seus visitantes ajuda você a conquistar mais clientes, certo? Mas como adotar a estratégia? Descubra alguns passos abaixo:

Mapeie a jornada do cliente

Faça uma pesquisa com seus clientes e colete dados que possam ajudar você a traçar a trajetória percorrida. Veja quais foram as necessidades supridas por você, como eles chegaram ao seu produto ou serviço e pergunte sobre as dificuldades que tiveram.

Essa análise fará você entender o que precisa ser melhorado e o que os consumidores buscam quando chegam até a sua empresa.

Planeje os conteúdos por etapa

Agora que você sabe o que o consumidor busca, pense no conteúdo que vai oferecer para os visitantes. Esses assuntos devem ser pensados de acordo com cada etapa do funil, já que eles serão elaborados para atender as diferentes necessidades e interesses.

Não basta sair digitando: você precisa pensar em atrair, nutrir e conquistar o cliente!

Identifique os pontos de partida

Nesse estágio, defina o que identifica cada etapa de funil. Verifique o motivo que fez seu visitante se tornar lead e cliente.

Você pode usar essas informações para melhorar seu conteúdo e para ver como o interessado foi conduzido até o final do funil.

Coloque em prática

Depois dessas análises, é hora de você otimizar o funil e torná-lo escalável. Reúna sua equipe e trabalhe com análises de produtividade e indicadores de performance, a fim de alcançar o número esperado de conversões.

É essencial que você transmita conhecimento aos seus visitantes e os alimente com conteúdo relevante. Lembre-se de que cada etapa pede um tipo de informação diferente.

Viu como o funil de vendas pode caber em qualquer negócio? Comece já sua pesquisa e implemente essa estratégica na sua empresa. Aproveite e siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.