Você sabia que os investimentos em tecnologia se mantiveram inalterados mesmo durante a crise econômica? Pelo menos, esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nosso empresariado já sabe que a automação é um investimento importantíssimo — e isso, é claro, não é diferente para a gestão de relacionamento com o cliente.

Nesse caso, o CRM (Customer Relationship Management) assume o papel de protagonista, pois permite a coleta, o armazenamento e a análise de dados da clientela. Ele auxilia, assim, o desenvolvimento do planejamento do negócio e a definição de planos de ação mais precisos.

O CRM também automatiza uma série de processos relacionados à área de vendas e marketing, ajudando a garantir produtividade e eficiência no ambiente de trabalho. Com isso, o desempenho da equipe comercial é aprimorado, e a empresa consegue ainda mais resultados.

Está convencido de que o sistema é fundamental para o seu negócio? Então, que tal conferir o nosso post de hoje? Além de falarmos mais sobre a importância da ferramenta, vamos mostrar algumas dicas para que você a utilize da melhor maneira no seu negócio. Confira a seguir!

Afinal, por que o CRM é tão importante?

Bom, na introdução do nosso post já mostramos certas aplicações do CRM na gestão de relacionamento com o cliente, certo? Agora, vale a pena conferir alguns dos benefícios práticos dessa ferramenta. Listamos aqui os principais:

Melhora o atendimento

Personalização é tudo quando o assunto é o atendimento ao cliente — principalmente se considerarmos que, na era da cultura digital, o consumidor está cada vez mais exigente. Com os dados obtidos pela tecnologia, você consegue trabalhar nesse direcionamento, compreendendo as necessidades individuais da clientela e agindo com foco nelas.

Garante a produtividade

É claro que, com uma ferramenta para automatizar tudo, a produtividade no ambiente de trabalho é garantida. Afinal, uma série de processos burocráticos e operacionais são otimizados, como a geração de notas fiscais, tarefas de atendimento, a gestão de dados, entre muitos outros.

Otimiza os resultados

Com informações a respeito do cliente, a empresa também consegue otimizar todos os resultados da equipe comercial, pois desenvolverá planos de ação mais focados nas suas necessidades. Assim, é possível melhorar até o ROI (Return On Investiment) de todas as estratégias de marketing.

Centraliza as informações para facilitar a tomada de decisões

Não é raro encontrarmos empresas com bases de dados fragmentados. Cada setor e equipe tem informações próprias, o que pode gerar desinformação, ruídos de comunicação e uma série de outros problemas. Assim, o CRM é uma oportunidade para otimizar o processo de aprendizado e gestão do conhecimento corporativo, com impacto direto no aumento da agilidade e assertividade da tomada de decisões táticas e estratégicas da organização.

Como usar o CRM na gestão de relacionamento com o cliente?

Agora que você conhece os benefícios do CRM, é interessante ver algumas formas de aplicar a ferramenta da melhor forma possível. Só assim é possível obter os resultados almejados com esses investimentos. Vejamos, portanto, algumas dicas importantes nesse sentido:

Venda soluções para o cliente

Em primeiro lugar, é importante destacar que o CRM permite que você venda soluções reais para o cliente, não apenas produtos ou serviços.

Afinal, ao conhecer as necessidades da clientela você saberá exatamente como aquilo que é vendido pode contribuir para que elas sejam supridas.

Em outras palavras, é preciso que os colaboradores saibam usar os dados coletados para realizar um atendimento personalizado, conforme já vimos.

Esse é o principal trunfo do CRM, qye deve ser bem aproveitado para que consiga melhores resultados com a equipe comercial.

Mantenha um relacionamento próximo

Outra questão importante é o próprio relacionamento com o cliente. Como o CRM permite que você acompanhe o histórico da clientela, além de monitorar o funil de vendas, isso significa que a sua abordagem será mais apropriada. Até porque você saberá, exatamente, em que momento da relação esse cliente se encontra.

O resultado é que as campanhas de marketing e de vendas serão mais eficientes e oportunas, direcionadas especificamente para o estágio do relacionamento.

Trabalhe no aprimoramento constante

Como melhorar produtos, serviços e o próprio atendimento? Pode ter certeza de que a coleta de dados é o primeiro passo!

É com informação que o gestor pode detectar problemas, gargalos de produção e, principalmente, saber quais são as principais queixas e reivindicações da clientela.

Com as informações adquiridas, ele pode agir diretamente naquilo que precisa ser resolvido, além de compreender melhor as necessidades do consumidor para pensar em soluções. No final, essa é uma forma de trabalhar no aprimoramento constante da empresa.

Integre os departamentos

Como vimos, um dos benefícios do CRM é a unificação dos dados do negócio em apenas um sistema. Com isso, é possível integrar os departamentos.

Quanto mais próximo for o relacionamento do time de marketing e vendas, melhor serão os resultados — afinal, essas atividades são complementares.

Portanto, não basta apenas contar com a unificação de dados; é preciso promover os meios e a cultura necessária para que esses dois times trabalhem em conjunto. Assim, todos saem ganhando, pois podem trabalhar em soluções e planos de ação mais integrados.

Monitore os resultados

Para fechar, não basta apenas utilizar o CRM — é preciso, acima de tudo, monitorar os resultados da sua equipe comercial. É claro que o sistema pode ajudá-lo com isso, pois levanta informações constantemente a respeito do desempenho da sua equipe. Mas não pode parar por aí.

Definir e acompanhar indicadores de desempenho, por exemplo, também é uma ação fundamental para que você mantenha esse monitoramento em dia e possa trabalhar para continuar aprimorando ainda mais o seu negócio!

Em resumo, tecnologias como o CRM são indispensáveis em um mercado cada vez mais competitivo. Afinal, como vimos, para conseguir chamar a atenção do cliente e se destacar da concorrência é fundamental que você entenda as suas dores e necessidades. Só assim poderá definir ações planejadas e direcionadas.

Esse, enfim, é o segredo para uma gestão de relacionamento com o cliente realmente eficaz, que visa o fortalecimento de laços e tem foco no longo prazo. O sistema, nesse sentido, não é mais um diferencial, mas uma necessidade para todo o tipo de empresa.

E aí, gostou do post? Está procurando por um CRM? Então, aproveite agora para entrar em contato conosco e confira as nossas soluções!