A informação é uma das matérias-primas mais importantes para uma organização. É justamente por esse motivo que os indicadores de desempenho são indispensáveis para uma boa gestão, pois é por meio deles que é possível levantar os dados necessários para identificar os pontos de melhoria e tornar mais ágil a tomada de decisão.

Um dos indicadores mais importantes para a organização é o Lifetime Value, que pode auxiliar não só o marketing a tomar as melhores decisões no mercado, como também a própria equipe de vendas, que trabalhará em um atendimento mais personalizado e focado nas necessidades reais dos clientes.

A seguir, mostraremos o que é, como calcular e como aumentar o Lifetime Value. Confira o conteúdo até o final e entenda!

O que é o Lifetime Value?

O Lifetime Value ou LTV, como também é conhecido, é uma métrica que tem como objetivo determinar o valor de um cliente para a organização.

Muitos traduzem para o português como sendo o “ciclo de vida do cliente”, uma vez que a métrica tem como objetivo calcular os investimentos realizados pelos clientes nos produtos e serviços durante todo o período em que eles se relacionam com a empresa.

O LTV, portanto, é muito importante para você saber se está realmente incentivando as compras, se os seus clientes foram fidelizados, entre muitas outras informações. Com esse dado em mãos, também é possível fornecer análises fundamentais para a equipe comercial.

Como calcular o LTV?

Afinal, como fazer para calcular o LTV? É simples! Há uma fórmula simples que é usada para encontrar o valor rapidamente. Confira!

LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção de Clientes.

O Ticket Médio nada mais é do que faturamento médio realizado por venda. Já o tempo de retenção de clientes, como o nome sugere, é o tempo médio em que a clientela permanece fazendo negócios com você.

Ticket Médio = Faturamento de vendas / Número de vendas realizadas

Como aumentar o LTV?

Claro, você deve levar em consideração algumas estratégias para aumentar o seu Lifetime Value. Ele pode ser facilmente manipulado com certas ações. Veja!

Conte com um CRM

O CRM (Customer Relationship Management) nada mais é do que um sistema que tem como objetivo coletar, armazenar e monitorar todos os dados dos seus clientes. Com as informações adquiridas, você pode tomar decisões mais acertadas no campo comercial — o que será excelente para garantir mais resultados com a métrica.

Desenvolva estratégias de fidelização

Como vimos, o LTV é uma métrica pautada no faturamento médio de venda e no tempo de retenção de determinado cliente. Então, como fazer para melhorar ambos os resultados? Simples: com a fidelização!

Nesse sentido, o desenvolvimento de programas de recompensa, um bom atendimento e ações de marketing personalizadas são boas formas de conseguir isso.

Reforce o atendimento

Você sabia que o cliente prefere ser bem atendido do que contar com um produto de qualidade ou barato? Esse foi o resultado de uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Portanto, treinar os colaboradores é fundamental para que entendam as necessidades do cliente e desenvolvam um atendimento perfeito!

Aumente o mix de produtos ou serviços

Para concluir, aumentar o mix de produtos ou serviços também é uma excelente maneira para melhorar o Lifetime Value. Afinal, o cliente terá mais opções e, certamente, levará isso em consideração no momento em que fizer negócios com você. Dessa forma, aumentará o ticket médio ou o tempo de retenção dos clientes, o que é fundamental.

Gostou do nosso post de hoje? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe seu comentário abaixo e participe da conversa! Até a próxima!