Definir métodos de prospecção é uma arte, pode ter certeza disso. Afinal, é muito importante que a empresa não só consiga gerar leads e aumentar a sua carteira de clientes, como também garantir a qualidade nesse processo. Esse é o segredo para garantir os resultados na organização.

Afinal, quais são essas metodologias de prospecção? Mais importante ainda: quais são os seus impactos na melhoria do desempenho da equipe de vendas?

É justamente essa pergunta que pretendemos responder no post de hoje. A seguir, você vai conhecer algumas estratégias que poderão ajudar bastante. Acompanhe!

Prospecção na internet

Essa é uma das formas de prospecção mais utilizadas hoje em dia. Motivos não faltam e, afinal, ferramentas como as mídias sociais e o e-mail marketing já são as principais formas de contato com o consumidor. Além disso, as estratégias nessa área permitem um alto nível de segmentação.

O mais importante de tudo é que, justamente por conta dessa segmentação, a empresa consegue fazer a qualificação adequada dos seus leads, acompanhando todas as etapas do funil de vendas. Além disso, associada a outras ferramentas, como o CRM (Customer Relationship Management), a estratégia é ainda mais efetiva.

Visitas pessoais

As visitas ainda costumam ser uma das formas mais eficazes para prospectar clientes, mas, é claro, esse tipo de ação tem suas limitações. Isso porque ela é apenas efetiva em ambientes B2B (Business to Business).

No entanto, nada é melhor do que entrar em contato com o seu potencial cliente, não é verdade?

A participação em feiras e eventos no setor sempre é uma excelente maneira para entrar em contato diretamente com o seu público e começar uma aproximação.

Dessa forma, você tem a oportunidade de aplicar metodologias como o spin selling, que envolve perguntas para descobrir desde a situação do cliente, até a resolução de necessidades.

Indicações de clientes

Sabe o que é melhor do que buscar clientes? É quando eles mesmos encontram você. Por isso, a indicação, também conhecida como marketing boca a boca, é uma das melhores maneiras para atrair uma clientela. Por sinal, é assim que você também trabalha em criar uma base de clientes sólida, que realmente esteja em sintonia com você.

Para isso, é muito importante que a empresa trabalhe na fidelização dos clientes. Afinal, as indicações devem surgir de maneira natural, e isso só é possível com ações que estimulem essa participação do cliente na divulgação. Uma pesquisa como o NPS (Net Promoter Score), por exemplo, pode ajudar a sua empresa a acompanhar a fidelização.

Para fechar, é sempre importante destacar que os métodos de prospecção não cabem em uma lista exaustiva.

Com o surgimento de novas tecnologias e maneiras de interagir com o cliente, as possibilidades são infinitas. Basta que o gestor tenha um bom planejamento estratégico e, acima de tudo, conheça o cliente para traçar o melhor caminho.

Gostou do nosso post sobre métodos de prospecção de clientes? Então que tal conferir o nosso post com 4 formas de utilizar a persuasão em vendas para melhorar seus resultados?