Se tivesse que resumir a principal qualidade de um bom vendedor em uma palavra, qual você utilizaria? Provavelmente persuasão, não é verdade? Esse sempre foi o segredo para realizar uma venda.

O verdadeiro vendedor sabe usar a persuasão em vendas a seu favor! Existem muitas técnicas a serem aplicadas nesse sentido que, com certeza, ajudam o profissional a melhorar seus resultados. Como exemplos, podemos citar os gatilhos mentais  e a escuta seletiva.

Quer conhecê-las com mais profundidade? Confira, a seguir, 4 maneiras para melhorar sua persuasão e garantir o “sim” de seu cliente.

1. Utilizar os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais nada mais são do que “botões” de nossa psique que são acionados de maneira inconsciente. A maneira de “apertá-los” é muito simples: basta despertarmos alguns estímulos que todos nós apresentamos. Como exemplo, podemos citar a aprovação social, a reverência e o medo da escassez.

Por sinal, um dos gatilhos mentais mais utilizados nas vendas é o da escassez. O objetivo é mostrar para o cliente que determinado produto está acabando ou lembrar que aquela promoção é válida por tempo limitado. Rapidamente, com medo da “falta”, a pessoa pode tomar o impulso de consumo.

2. Realizar a escuta seletiva

A persuasão em vendas envolve muito mais um processo de escuta do que de fala. Afinal, é possível falar pouco ao fechar um negócio, mas, para isso, as palavras utilizadas precisam ser certeiras. E como escolher bem os termos que serão utilizados? A resposta está na escuta seletiva.

Basicamente, trata-se de mapear o argumento do cliente e descobrir onde está o elo fraco de sua linha de raciocínio. É em cima desse elo que o vendedor deve preparar seu contra-argumento, provando que o produto ou serviço oferecido é exatamente aquilo que a pessoa está procurando.

3. Desenvolver o rapport

O rapport é uma técnica de persuasão em vendas que também pode ser utilizada. Essa palavra francesa quer dizer “trazer para perto”. A ideia é aproximar-se do cliente e falar sua língua para aumentar a empatia e a reciprocidade na hora de se comunicar.

Uma das táticas para gerar essa aproximação, que provém do rapport, é a do espelhamento. Trata-se de adotar as ideias, os costumes e até o jeito de falar do interlocutor. Assim, ele se identifica mais e é persuadido com muito mais facilidade.

4. Conhecer o cliente e o produto

Para fechar, conhecimento é tudo! Quanto mais informações o vendedor tiver sobre o cliente e o item ou serviço oferecido, melhores serão seus resultados, é claro.

Nesse sentido, os treinamentos de produto são muito importantes para que o profissional absorva todos os detalhes e conhecimentos a respeito daquilo que vai vender. Além disso, o uso das ferramentas apropriadas, como um CRM (Customer Relationship Management), fornece a ele as informações de que precisa sobre o cliente.

Como você pôde perceber, a persuasão é fundamental no universo das vendas. E, para alcançá-la, há técnicas que ajudam o profissional a melhorar sua atuação.

Gostou de saber mais sobre a persuasão em vendas? Que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajudar a levar informação para seus contatos? Até a próxima!