Entregar o produto significa o final de uma venda? Não! Na verdade, o trabalho da empresa apenas começou. Mais importante do que fechar um negócio é fidelizar o cliente para que ele mantenha o relacionamento com a sua empresa. É justamente por esse motivo que estratégias pós venda são muito usadas pelas organizações.

Clientes fidelizados costumam gastar muito mais do que clientes novos e apresentam menos resistência a qualquer novo lançamento da sua empresa. Além disso, eles mantêm o fluxo de caixa do negócio mais previsível, o que é fundamental para que você crie um negócio mais sustentável.

No post de hoje, vamos passar uma lista com quatro dicas de pós venda para a sua empresa. Confira!

1. Conte com o suporte da tecnologia

Não poderíamos começar este post de maneira diferente. Afinal, a tecnologia é uma poderosa aliada para as estratégias pós venda. Estamos falando do uso do CRM (Customer Relationship Management), que tem como objetivo armazenar os dados da clientela para que o gestor faça análises e planos de ação mais precisos.

O CRM é uma poderosa ferramenta que auxilia tanto a gestão do negócio quanto a rotina operacional. Para os colaboradores, essa é uma maneira de garantir a realização do atendimento personalizado, focado nas necessidades reais do cliente. Para o gestor, uma oportunidade de desenvolver estratégia de marketing e vendas eficientes!

2. Estabeleça canais de comunicação

Um bom pós venda está intimamente ligado à qualidade dos canais de comunicação disponíveis para o cliente. Afinal, é preciso que ele tenha oportunidades para estabelecer contato, esclarecer dúvidas e resolver quaisquer problemas apresentados pelos produtos ou serviços da empresa.

Quando pensar em comunicação, é fundamental que tenha em mente qualidade e não quantidade. Canais enxutos, mas bem organizados, são muito mais atrativos do que uma multiplicidade de portas abertas. Facebook, e-mail e o tradicional call center, por exemplo, já dão conta do recado.

3. Assegure o treinamento dos colaboradores

Como vimos, o atendimento personalizado é fundamental para realizar um bom pós venda. É justamente por isso que você deve treinar os profissionais para que tenham tato para lidar com o cliente. Basicamente, existem três tipos de treinamentos que podem ser realizados nesse sentido. Vamos conferir?

  • treinamentos técnicos: fundamentais para que os colaboradores aprendam a usar as ferramentas da empresa, como o CRM, e conheçam técnicas de vendas;
  • treinamentos comportamentais: ajudam os colaboradores a absorverem os códigos de ética e de conduta da organização;
  • treinamentos de produto: são relevantes para que os profissionais conheçam todos os detalhes dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

4. Foque nos programas de fidelização

Pós venda não é apenas atendimento, mas todas as ações que ocorrem após a entrega do produto para o cliente. Uma dessas estratégias são os programas de fidelização, uma excelente maneira de gamificar o consumo, tornar a experiência de compra ainda mais atrativa e estimular o retorno desse cliente.

A ideia é criar um sistema de pontuações baseado nas compras realizadas pelo cliente. Esses pontos são acumulados para a troca de produtos, descontos ou brindes do estabelecimento.

Em resumo, o pós venda deve ser uma ação indispensável na sua estratégia de vendas, pois ela considera toda a jornada de compra, do início ao fim. É preciso entender que a venda não é um processo com linha de chegada, mas sim um ciclo, que deve funcionar para que o cliente sempre retorne.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais?