Para que uma venda seja concretizada com sucesso, é fundamental que a empresa tenha um processo de vendas testado e estabelecido entre a equipe.

Isto é, é preciso contar com um passo a passo para que os vendedores possam se orientar sobre o atendimento ao cliente.

Ele deverá compreender todos os pontos de contato, desde a descoberta da marca pelo cliente até o pós-venda. Se você acha que a sua empresa precisa otimizar o processo de vendas, chegou ao lugar certo.

Veja agora as 5 dicas que preparamos para ajudar você nessa missão.

Mantenha o processo de vendas sob constante revisão

Quando uma empresa tem um processo de vendas já estabelecido, a tendência é que os funcionários dificilmente fujam das normas estabelecidas.

Mas a verdade é que manter um roteiro muito restrito pode eliminar oportunidades que estavam latentes.

Por exemplo, durante a fala do cliente, pode ser relatada uma necessidade que não esteja prevista, mas que a empresa tem total capacidade de atendê-la. Se o vendedor não estiver atento, pode perder uma venda simplesmente por que ficou muito apegado ao roteiro preestabelecido.

Por isso, é importante manter o processo em constante revisão. Uma boa maneira de fazer isso é analisar as vendas que não foram concretizadas.

Identifique quais foram as falhas que impossibilitaram o fechamento do negócio e adapte o seu fluxo para que os erros não ocorram novamente.

Foque no relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com os clientes deve ser a prioridade em qualquer processo de vendas.

Procure conhecê-los e entender como eles esperam que a empresa solucione suas “dores”, conversando de forma transparente e prestando atenção às queixas e problemas.

Dessa forma, será possível prever problemas futuros e propor soluções antes que eles aconteçam.

Além disso, é preciso saber que oportunidades podem surgir a todo momento.

Ou seja, o cliente pode fazer uma sugestão importante sobre o atendimento, por exemplo, ou ainda oferecer uma forma de pagamento mais vantajosa comparada a adotada na empresa.

Melhore a captação de novos clientes

Toda carteira de clientes está sujeita a variações. Ou seja, a parcela que não voltará a fazer negócio com a sua empresa pode aumentar ou diminuir.

Por isso, é fundamental manter uma estratégia de captação de novos clientes sempre ativa.

Vale investir em anúncios na internet, oferecer treinamentos para a equipe de vendas e até mesmo corrigir problemas no seu site.

Além dessas ações, reveja tudo aquilo que deu errado e elabore estratégias para não repetir as mesmas falhas.

Utilize ferramentas para organizar suas vendas

Existem diversas ferramentas para organizar as vendas da sua empresa. Desde aquelas que criam uma carteira de clientes única para toda a empresa até o controle de receita com base em períodos específicos de tempo.

Com todos os dados organizados, você terá uma visão 360° sobre o seu negócio. Para identificar quais são as suas necessidades, veja primeiro onde os problemas costumam acontecer.

Por exemplo, se as contas não estão fechando, você precisa de um aplicativo para controle financeiro. Dessa forma, você conseguirá identificar exatamente quais são as despesas que podem ser reduzidas.

Preze por um diferencial competitivo

São as ações que destacam a sua empresa da concorrência que ajudam a sua equipe de vendas a convencer os clientes. Por isso, é de suma importância que você tenha um diferencial bastante claro e que possa ser explorado no processo de vendas.

Um atendimento personalizado, prazos mais curtos que a concorrência e a criação de uma plataforma que permita aos clientes o acompanhamento em tempo real da entrega dos seus produtos são alguns exemplos.

Um bom processo de vendas é aquele que ocorre, após minucioso estudo e diagnóstico dos problemas do cliente, para o perfeito entendimento de todas as suas necessidades, com objetivo de move-lo para uma ação de fechamento bem sucedida.

Para tanto, esse planejamento deve ser revisado constantemente e sempre prezar pela valorização dos diferenciais competitivos da empresa.

Gostou do artigo? Que tal continuar a explorar o nosso blog? Veja o material que preparamos sobre KPIs de vendas para você!