Se você é proprietário de uma empresa ou gerencia um negócio, deve estar constantemente preocupado com as vendas.

Isso porque os resultados finais interferem diretamente nos rendimentos da empresa e também no sucesso da sua carreira, não é mesmo?

Entretanto, muitas pessoas deixam de lado a produtividade em vendas, associando-a a um aumento da produção, somente, o que não é o caso.

A produtividade em vendas sugere que os negócios tenham sucesso no fornecimento dos seus produtos, mas sem precisar aumentar o gasto com os recursos.

Será que isso é possível? O primeiro passo é sempre acompanhar os números e os resultados por meio da mensuração, evitando prejuízos e até a falência.

Para ajudar você a vender cada vez mais sem precisar arcar com horas extras ou investimentos excessivos em marketing, preparamos este post.

Confira agora 4 dicas incríveis para aumentar sua produtividade e os números da empresa!

1. Adote a regra dos 80/20

Essa é uma regra criada para evitar a procrastinação e fazer você trabalhar em altíssima produtividade. A ideia é evitar deixar para amanhã as tarefas que precisa entregar, independentemente do prazo que você tem para concluí-las.

A estratégia prega que você reserve 20% do seu dia para os afazeres mais importantes. Em uma jornada de oito horas, portanto, o ideal é que você deixe, pelo menos, 90 minutos para aquilo em que tem mais dificuldade em concluir.

Isso faz com que os prazos sejam cumpridos de forma fácil e sem desespero.

2. Mensure as métricas

Não, você não pode escapar disso: escolher os melhores indicadores para mensurar as vendas é essencial para aumentar a produtividade.

Para que essa atividade seja eficaz, é necessário que você considere os números mais importantes e adote ferramentas que facilitem esse processo.

Entre os números mais pertinentes, podemos citar a taxa de chamada, a duração do ciclo de vendas, a taxa de conversão, a de fechamento, entre outras.

Com os cálculos em mãos, torna-se fácil traçar estratégias para melhorar os números mais críticos.

3. Automatize os processos

Sabe como podemos chamar aquelas funções extremamente operacionais desempenhadas por funcionários exemplares? Desperdício.

Quando você observar que uma tarefa improdutiva tem tomado muito tempo de seus colaboradores, procure soluções de automatização.

Hoje em dia, as empresas têm investido muito no desenvolvimento de ferramentas que economizam tempo e tornam os resultados mais satisfatórios.

Isso faz com que sua equipe foque nas funções em que eles são insubstituíveis, ou seja, você consegue explorar o real potencial de cada funcionário e ainda elimina tarefas administrativas da rotina.

4. Alinhe setores de marketing e vendas

Foi-se o tempo que setores de marketing e vendas eram independentes. Hoje, para garantir o sucesso e aumentar a produtividade, é essencial que as duas áreas estejam alinhadas.

Abuse da comunicação entre esses profissionais e, juntos, tracem estratégias para melhorar a organização e criar novas oportunidades.

Essa união também pode ser bastante eficiente na hora de entender receitas perdidas e de diagnosticar possíveis falhas no planejamento.

Para aumentar as vendas de forma eficaz e sem maiores gastos, é fundamental que você e toda sua equipe trabalhem em busca dos mesmos objetivos. Aproveite e use a tecnologia a seu favor. Assim, você aumenta o rendimento e evita gastos desnecessários dentro da sua empresa.

A otimização do tempo e o uso correto do potencial de cada colaborador contribuem com números saudáveis no setor financeiro da organização, fazendo com que todos trabalhem focados e engajados.

E agora, entende melhor as formas mais eficientes de melhorar sua produtividade em vendas? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais orientações e alavancar seus resultados!