Todas as empresas querem reduzir custos e repensar suas formas de fazer negócio.

É aí que entra o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), um dado mensurável e que possibilita que uma organização estime o quanto gasta para conquistar um consumidor.

Nesse processo, porém, sempre fica uma pergunta: como reduzi-lo?

Para que você entenda um pouco mais sobre o CAC e invista em formas de gastar menos, preparamos esse post com as principais informações a respeito. Quer saber mais? Acompanhe e fique por dentro do assunto!

O que é o CAC?

O CAC é o custo que uma empresa tem para conquistar novos clientes. Esse índice mostra o quanto a companhia precisa investir para atrair novos consumidores e interessados nos serviços que ela presta.

Esse estudo é feito com base em toda a trajetória do cliente e do funil de vendas — desde a atração do visitante até a conclusão do negócio. O valor de CAC ideal pode variar de acordo com cada organização.

Como medi-lo?

Para que os diretores e gestores de uma empresa consigam calcular o CAC, é preciso que já tenham um controle a respeito do processo de venda, de quantos clientes consegue conquistar e de quanto cada etapa de venda exige de investimento.

A fórmula é bastante simples: é preciso somar todos os investimentos direcionados à conquista de clientes e dividir pelo número de consumidores conquistados.

É importante que esses dados compreendam o mesmo período de tempo, já que é a forma mais fiel de chegar ao número.

Como gastos de marketing, compreende-se o salário dos profissionais da equipe de vendas, as comissões sobre as vendas, a capacitação dos colaboradores, a compra de ferramentas de marketing, a assinatura de softwares, a divulgação por anúncios pagos, a assessoria de imprensa e outros.

Da mesma forma, os clientes que devem constar na fórmula são aqueles que chegaram até a empresa por meio do marketing e de seus investimentos.

​Como reduzi-lo?

Quer conhecer formas comprovadas de reduzir o CAC e continuar conquistando novos clientes? Siga as dicas a seguir!

Invista em inbound marketing

A decisão do cliente de comprar da sua empresa acontece antes mesmo de ele entrar em contato com ela. Isso acontece graças à presença online e ao acesso facilitado que as pessoas têm às principais informações.

Investir em uma estratégia de inbound marketing é extremamente benéfico para a companhia. Além de custar cerca de 60% menos que outras formas de divulgação, ele torna os consumidores mais próximos da marca.

Isso acontece porque você passa a produzir conteúdo que o atrai já que é de seu interesse. O resultado é um cliente que confia na companhia e quer comprar dela.

Investir em inbound marketing também melhora seu posicionamento em sites de busca. Assim, fica mais fácil encontrar a empresa, sem que seja preciso pagar por anúncios.

Conheça seu público

Saber exatamente com quem a organização precisa falar é essencial para diminuir o CAC. É preciso conversar com quem tem interesse no que se quer divulgar, já que são essas pessoas que se tornam consumidores.

Falar para uma massa que não compra de você é jogar dinheiro fora e desperdiçar tempo.

Por isso, analise bem o público-alvo e segmente as necessidades daqueles que vão utilizar seus produtos ou serviços. Quanto mais direcionadas forem as campanhas, maior será o retorno.

Relacione-se com os leads

Estreitar os laços com clientes potenciais por meio da nutrição de leads é uma das formas mais eficazes de reduzir o CAC.

É preciso que a empresa elabore conteúdos específicos para cada etapa do funil de vendas, já que é dessa forma que vai conseguir solucionar os problemas das pessoas de forma eficiente.

É como se você guiasse o consumidor em potencial até a conclusão da venda, de forma tranquila e sabendo a hora certa de agir. Essas são formas simples de reduzir custos sem afetar a conquista de novos clientes e de novos negócios.

É possível reduzir o CAC com medidas simples. Para saber mais sobre esse e outros assuntos do ramo de negócios, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações!