Garantir a segurança da informação de uma empresa é uma das maiores preocupações de proprietários e gestores. Isso porque proteger os dados e os manter em sigilo é essencial para a saúde da instituição, principalmente com tanta modernização e com a cloud computing.

Mesmo com essa necessidade latente, muitas pessoas ainda não sabem como melhorar a sua estrutura de TI (Tecnologia da Informação), imprescindível para suportar o armazenamento e a privacidade de tantas informações.

Você tem esse tipo de dúvida? Quer acabar de uma vez por todas com a vulnerabilidade das informações da sua empresa? Fique atento ao post e conheça dicas incríveis para deixar seus dados protegidos!

Adote contas de uso pessoal

Se você quer segurança, elimine hoje mesmo as contas compartilhadas. Muitas empresas adotam a prática de chave de acesso comum a diversos funcionários. De fato, é uma opção mais prática, mas também igualmente arriscada.

Por mais que a estrutura da sua empresa seja enxuta e que seus funcionários tenham que compartilhar máquinas, crie senhas para cada usuário do sistema.

Lembre-se de que profissionais distintos devem ter conhecimentos de diferentes níveis, ou seja, uma senha única dá acesso a qualquer informação por qualquer profissional. Libere acesso de acordo com níveis de cargo e perfil do colaborador.

Estabeleça diferentes níveis de acesso

Além de exigir senhas pessoais, não se esqueça de personalizar os níveis de acesso de acordo com a hierarquia da sua empresa.

Cada funcionário deve ter uma padronização de segurança diferente. Um funcionário que trabalha com design, por exemplo, não deve ter acesso a informações importantes e sigilosas do RH (Recursos Humanos). Não somente porque são áreas diferentes, mas porque qualquer vazamento pode expor pessoas e também a organização.

Exija o bloqueio do sistema nos desligamentos

Algumas empresas esquecem de avisar o setor de TI quando funcionários são desligados. Isso permite que eles continuem acessando o sistema da empresa com o uso da senha, mesmo não sendo parte do quadro de funcionários.

Para corrigir esse problema, você deve definir validade para as senhas, fazendo com que o desligamento e o descadastramento seja feito de forma automática nas demissões e afastamentos.

É essencial, portanto, que o sistema interligue os diversos setores. Faça com que a equipe de gestão de pessoas seja responsável por providenciar esse bloqueio e tenha seus dados protegidos.

Providencie um backup dos arquivos

Obviamente ninguém está imune a ataques e invasões, por isso, providenciar backup de dados e arquivos é essencial.

Além de problemas de invasões, muitos sistemas podem sofrer danos que botam a perder anos de funcionamento de uma empresa. Com o backup, feito de forma periódica, você mantém seguras todas as informações de que precisa em caso de alguma perda significativa.

Informe seus funcionários

De nada adianta pensar em mil e uma implementações se seus funcionários não entenderem o porquê e como contribuir com a segurança da informação.

Ofereça treinamentos periódicos e envie informativos aos seus colaboradores, lembrando-os a respeito da segurança das chaves de acesso e da responsabilidade de cada um no dia a dia de trabalho.

Viu como é importante garantir a segurança da informação da sua empresa? Você já adotou alguma prática e obteve sucesso? Comente no post e compartilhe com a gente as suas ideias!