Para alcançar suas metas, um vendedor precisa de mais do que técnicas de persuasão. Apesar de não parecer, os resultados se devem, em parte, à organização em vendas. Profissionais que têm tempo de estudar os clientes e o produto oferecido ganham vantagens na hora de realizar follow ups, por exemplo.

Por isso, separamos algumas dicas que ajudarão a sua equipe comercial a se manter mais organizada e, consequentemente, vender muito mais. Confira!

Elabore um pitch atrativo

O pitch é basicamente o material usado pelos vendedores para convencer os clientes de que a solução apresentada é a mais indicada para suas dores. Pensando nisso é importante que o material seja objetivo, mas contenha as informações mais importantes e que diferenciem o produto dos apresentados pelo concorrente.

No momento da apresentação é importante demonstrar um conhecimento acima do esperado. Além disso, o vendedor deve passar por treinamentos, ser eloquente e ter uma boa dicção. Um bom pitch precisa apresentar informações como: tipo de oportunidade, o mercado de atuação e os diferenciais da solução apresentada.

Tenha um follow up padronizado

O acompanhamento do contato com a empresa cliente é fundamental no processo de prospecção, mas é preciso que as listas sejam bem aproveitadas para conseguir extrair o resultado esperado. Do contrário, sua equipe precisará sempre de mailings gigantes para atingir o mínimo de resultados.

O interessante é criar um roteiro que defina quantos e-mails precisam ser disparados antes do contato telefônico, quantas ligações precisam ser feitas e qual o período de intervalo entre elas. Utilize lembretes para os ciclos de venda.

Crie metas semanais

É muito comum ver vendedores desesperados no final do mês. Independentemente da empresa ou segmento, isso faz parte da rotina da maioria dos ambientes de trabalho. A explicação é simples: como há 22 dias para alcançar a meta, muitos vendedores se acomodam e deixam para correr atrás do prejuízo na última semana. Oferecem descontos para conseguir fechar negócios e o ticket médio vai por água abaixo.

É muito mais eficaz que se divida a meta mensal em 4 partes. Assim o senso de urgência também é dividido e o vendedor tende a se acomodar menos. Afinal, ele precisa entregar resultados a cada 7 dias.

Utilize ferramentas para organização em vendas

São tantas reuniões, e-mails e visitas externas que alguns contatos podem passar batidos pelo time de vendas e isso é um problema gravíssimo. Para resolver isso existem alguns softwares de automação comercial que podem ajudar na organização diária. Eles com certeza facilitarão a vida dos seus vendedores:

  • Rapportive: extensão para Google Chrome que apresenta o LinkedIn dos contatos com quem o vendedor troca e-mails. Dessa forma, fica muito mais fácil trabalhar o network;
  • Find that Lead: você fornece o nome, sobrenome e URL da empresa do contato e ele descobre o e-mail utilizado pelo contato, facilitando a busca de oportunidades;
  • Datanyze Insider: outra extensão do Google Chrome, mas nesse caso é possível visualizar informações como receita, número de funcionários, endereço e telefone.

Com esses dados em mãos a equipe descobre rapidamente em quais prospects vale a pena investir tempo ou dinheiro.

Ao utilizar todas essas medidas e ferramentas o seu time de vendas ganhará tempo e não deixará nenhuma oportunidade passar batida. Além disso, fica muito mais fácil mensurar os resultados e propor otimizações nos processos quando se sabe exatamente o que acontece.

A organização em vendas é fundamental para que uma empresa consiga prosperar e aproveitar ao máximo todos os leads que estão sendo prospectados. E para que outras informações como essa cheguem em primeira mão no seu e-mail assine nossa newsletter!