Como na fórmula 1, a disputa entre as empresas é decidida nos detalhes: às vezes são as habilidades do piloto que sobressaem; em outros momentos, são os aspectos técnicos do carro que decidem a corrida. Da mesma forma, a vantagem competitiva de uma empresa está em sua infraestrutura ou até nas habilidades relacionadas ao capital humano.

A pergunta que resta é a seguinte: o que deve ser priorizado para que o seu negócio realmente se destaque no mercado? É justamente para responder essa questão que estamos aqui. A seguir, vamos passar 4 dicas para que você desenvolva uma boa vantagem competitiva. Confira!

1. Mantenha a qualidade no atendimento

Ao longo do nosso texto vamos falar um pouco sobre os oceanos azuis e vermelhos. No entanto, independentemente do tipo de mercado que a sua empresa está inserida, uma coisa é preciso ter em mente: desenvolva bem o seu atendimento! Você já vai entender o porquê.

Sabia que o cliente prefere ser bem atendido a comprar produtos mais baratos ou de qualidade? Esse foi o resultado de uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. O estudo aponta o bom atendimento como preferência de mais de 60% dos entrevistados.

É muito importante investir no treinamento dos colaboradores para garantir um atendimento de alto nível na sua empresa. Eles precisam conhecer técnicas e abordagens para lidar com o cliente no dia a dia e, dessa forma, assegurar a satisfação dos consumidores.

2. Escolha o seu oceano

De acordo com W. Cham Kim, existem dois tipos de mercados explorados pelas empresas: os oceanos vermelhos, com um grande nível de competitividade e concorrência; e os oceanos azuis, em que a a empresa explora um mercado novo, com baixa ou nenhuma concorrência.

Claro, se o seu negócio se encontra em um oceano vermelho, ele tem duas opções:

  1. trabalhar com o máximo de eficiência e efetividade para ser o “tubarão” mais mortífero desse tipo de mar;
  2. desenvolver e planejar maneiras para migrar para um oceano azul.

O oceano azul é marcado pela disrupção. Não estamos falando, necessariamente, de novos produtos ou serviços, mas sim de um reposicionamento de mercado, que tenha como principal finalidade criar uma nova curva de valor, associando a empresa a atributos completamente novos, apreciados pelo cliente.

3. Desenvolva processos eficientes

Outra dica para garantir uma vantagem competitiva para o seu negócio é estabelecer processos eficiente na empresa. Esse é um ponto ainda mais marcante em um oceano vermelho, já que é a principal vantagem competitiva, evidentemente também é fundamental em oceanos azuis.

Ao ter métodos mais limpos, você garante:

  • a redução de custos;
  • o aumento da produtividade no ambiente de trabalho;
  • a redução de gargalos de produção, entre outros.

Além disso, existem atividades que podem influenciar diretamente a percepção do cliente em relação à empresa. Como exemplos, podemos citar processos de entrega e atendimento. É preciso que eles aconteçam de maneira rápida e eficiente.

4. Desenvolva seus atributos de valor

É necessário criar novos mercados ou, o que é mais frequente, reinventá-los. Por isso, falamos em disrupção: a ideia é acabar com paradigmas antigos e apresentar algo revigorante para o público. No entanto, a tarefa não para por aí. É necessário desenvolver e mudar os seus atributos de valor.

A ideia é reformular os valores transmitidos pela sua empresa, seja nos produtos ou até nos processos de atendimento, para encantar novamente o seu cliente. Esses valores precisam transmitir novos conceitos e ideias, por exemplo.

Em resumo, trabalhar em uma vantagem competitiva para o seu negócio é a melhor maneira de ganhar a corrida pelo cliente e obter o êxito do xeque-mate. É fundamental saber que esse tipo de foco deve ser uma constante na sua empresa, uma vez que o mercado está sempre em movimento, e seus concorrentes também apresentarão as suas jogadas.

O que achou do nosso post de hoje? Deixe o seu comentário com suas opiniões sobre o tema. Será um prazer um ouvi-lo!