Fazer um convite ao cliente para conhecer um empreendimento ou as soluções que a empresa oferece é sempre uma excelente oportunidade. Durante as visitas de vendas, a negociação pode se tornar mais favorável, desde o momento da apresentação do produto até o contorno das objeções.

Mas de que maneira é possível melhorar os resultados da prospecção por telefone e trazer clientes para uma conversa pessoalmente?

Veja essas quatro dicas que ajudarão você e o seu time comercial a conquistar melhores resultados trazendo as pessoas.

Como melhorar a conversão em visitas de vendas?

Atrair novos clientes por telefone é um desafio. Por essa razão, o vendedor precisa ter habilidade e estratégia para aproveitar o contato e despertar o interesse. Para ter sucesso nessa tarefa é preciso estabelecer alguns critérios, ser objetivo e ter segurança durante o atendimento.

1. Realize uma pesquisa prévia

Para otimizar o tempo e ter mais chances de êxito, o ponto inicial é buscar as pessoas  ou empresas que tenham potencial para adquirir seus produtos.

Faça uma pesquisa breve antes de fazer o contato. Se o prospect (alguém com perfil de compra ou que tenha demonstrado algum interesse) fizer parte de uma lista, procure saber como ele chegou até aquela relação, quais os vínculos comerciais que possui e a qual área profissional pertence.

Atualmente, informações estão à disposição de consulta pública na internet. Isso pode ajudar a propor soluções relevantes e que possam ser vantajosas.

2. Identifique o comprador ou o decisor

Durante a conversa, perceba se a pessoa com quem está falando será a responsável pela decisão de compra. É importante dar atenção e conquistar a confiança de um influenciador, com certeza. Porém, as chances de agendar uma visita crescem consideravelmente quando se negocia com o decisor.

3. Registre as informações

Todas as informações conseguidas nas fases de pesquisa e em qualquer oportunidade de contato devem ser registradas. Ainda que sua empresa não possua um software de CRM específico para isso, dados como nome, telefone, função, responsável por compras e objeções apresentadas serão fundamentais para uma nova ligação ou mesmo para a visita pessoal.

Em uma próxima interação (por telefone ou pessoalmente), leia esses registros com antecedência, chame o cliente pelo nome e mostre a ele que você se lembra do que foi falado anteriormente. Isso demonstra interesse por parte do vendedor e pode despertar a confiança do prospect.

4. Seja objetivo

Ser objetivo não significa ser rápido ou passar informações incompletas. Quer dizer aproveitar o tempo para despertar a atenção do cliente para algo que seja do interesse dele.

Por telefone, não é o momento de passar todos os detalhes do produto ou discutir condições de pagamento. Mantenha o foco em identificar — ou demonstrar que o conhece — qual o problema ou a necessidade dele e apresentar uma ou mais possíveis soluções.

Proponha uma conversa pessoalmente para falarem a respeito de detalhes e sugira pelo menos duas opções de horário. Lembre-se de que esse contato tem o objetivo de agendar uma visita e não de fazer uma venda.

Agora que você já sabe como otimizar o atendimento telefônico ativo, compartilhe com sua equipe comercial e avalie os resultados. Com mais visitas de vendas na empresa caberá ao time fazer uma apresentação impactante do produto e das vantagens para solucionar as dores do cliente. Essa é uma das mais eficientes receitas para vender mais.

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