A equipe de vendas é uma das peças mais importantes no quebra-cabeças chamado empresa, já que ela é que garante o retorno financeiro de tudo que é produzido. Mas transformar um grupo de vendedores em um time focado nos resultados não é tarefa fácil.

É preciso contar com gestores experientes e dispostos a conduzir os vendedores ao sucesso, assim como um time de futebol precisa de um técnico. Por isso separamos algumas dicas que farão a sua equipe comercial levantar a taça e vender muito mais, confira!

Monte uma equipe de vendas versátil

E falando em futebol, apesar de os atacantes serem os principais responsáveis pela marcação de gols, é preciso contar também com bons zagueiros, laterais e um goleiro eficiente. No mundo corporativo isso significa que nem só de vendedores experientes e sedentos por metas se formam as equipes comerciais.

Valorize também os que prezam pelo relacionamento em equipe, os que não possuem tanta experiência, mas sempre buscam conhecimento, etc. Uma equipe formada só por batedores de meta, com certeza, entrará em conflito por conta das disputas.

Tenha um processo de vendas padronizado

Os vendedores são a voz da empresa se comunicando com clientes, por isso é fundamental que todo vendedor apresente o produto da mesma maneira, mesmo que usem algumas palavras diferentes.

Durante uma ligação, as estratégias seguidas devem ser as mesmas e, principalmente em uma reunião, precisa haver um padrão para a condução do diálogo. Mas isso só é possível se existir um roteiro, um manual que instrua os profissionais sobre as características do produto, técnicas de abordagem e o que pode ou não ser dito.

Utilize indicadores de performance

Para que uma equipe possa evoluir, precisa descobrir o que deve ser melhorado e o que está dando certo, em outras palavras, precisa de metas. Os indicadores de performance ou KPIs (Key Performance Indicators) são métricas específicas que indicam se a estratégia abordada está funcionando ou não.

Os processos de vendas funcionam como um ciclo, há a atração, prospecção, venda e pós atendimento, e depois o ciclo se repete. Nesse processo sempre há ajustes que podem aumentar ainda mais os resultados, mas eles só podem ser feitos quando comparados ao ciclo anterior, ou seja, só podem ser otimizados quando são medidos.

Acompanhe todos os processos de perto

Para garantir que todos os procedimentos estão sendo executados da melhor maneira é preciso que os gestores acompanhem o dia a dia das equipes. Isso significa que precisam saber sobre quantos telefonemas foram dados, quantos clientes deram retorno, quantas visitas e reuniões externas foram feitas, etc.

Aliás é importante também acompanhar algumas dessas reuniões. Veja como os vendedores se saem na hora de criar oportunidades e gerar valor sobre aquilo que oferecem, garanta que o roteiro está sendo seguido e, caso precise, dê alguns feedbacks para ajudá-los a melhorar suas performances.

Uma boa gestão acontece quando a liderança se propõe a acompanhar de perto tudo o que acontece dentro e fora do escritório. A padronização também é muito importante, principalmente para os novos integrantes da equipe, por isso é interessante manter um treinamento constante com base no processo de vendas.

Compartilhe essas dicas sobre equipe de vendas em suas redes sociais para que outros gestores também possam conhecê-las, essa é uma ótima forma de retribuir tudo o que você aprendeu no post de hoje!